A História da Sardinha

À 40 anos, O Tozé e a Isaura ambos com vinte anos de idade estabeleceram-se na rua Vasco da Gama em Peniche, começando por um pequeno Lugar de Frutas, passando algum tempo depois a Mercearia que deu lugar mais tarde a um Snack Bar chegando depois ao Restaurante a Sardinha tal como é conhecido.

 

Num famoso restaurante da época, o Sr. Tozé dá os seus primeiros passos na restauração, trabalhando aqui como empregado de mesa, balcão e de cozinha, foi aqui que ele conhece e aprende muito com o Chef Jaime, cozinheiro conceituado da época que cozinhava para os Doutores Marcelo Caetano e Américo Tomaz a quando das deslocações dos mesmos á ilha da Berlenga. O estabelecimento acima mencionado era muito frequentado pela classe marítima e piscatória, Mestres dos Barcos, Contra-Mestres, moços e camaradas, todos paravam lá, começando assim os contactos que seriam vitais para lançamento da mercearia, pois a partir desses mesmos conhecimentos começou o abastecimento dos barcos de pesca com os mantimentos que estes necessitavam para a sua alimentação durante a faina, chegou a abastecer cerca de vinte barcos de pesca ao mesmo tempo apenas com a sua motorizada.

 

Deste modo começa a história do Snack-bar a Sardinha e a razão do sua denominação “A Sardinha”, os pescadores agradecidos de lhes levarem os mantimentos ao barco, ofereciam sardinhas em troca e foi assim durante os primeiros três anos de vida do Snack-bar e mercearia em simultâneo, em que não era necessário comprar sardinhas. Este estabelecimento tinha apenas capacidade para dezoito pessoas sentadas e as sardinhas eram assadas num fogareiro.

 

No segundo ano de vida do Snack-bar, aparece a famosa caldeirada, que desde logo foi um êxito, e a partir daqui aparece outras especialidades da casa como o Arroz de tamboril entre outras, isto devendo-se ao dom natural da Dona Isaura para a cozinha, que foi aprimorado ao longo destes anos através de formações de cozinha tradicional Portuguesa entre outras.

 

Assim através da dedicação e esforço do Sr. Tozé da Dona Isaura e das suas Filhas, nasceu o Restaurante a Sardinha tal como é conhecido, e que lutaram para que o Restaurante a Sardinha chega-se aos quatros cantos do mundo.

 

Siga-nos

Classificação

Avaliações